sexta-feira, 11 de abril de 2014

DAMAS para crianças e adolescentes

Postagem extra1

                              Conselhos e máximas*

PRINCIPIANTES

Júlio Mindello

            O jogo de damas é um esporte mental, uma verdadeira luta entre dois cérebros. Suas regras são severas e seus princípios sagrados. A primeira condição para jogar bem, é procurar adversários mais fortes. Naturalmente perderá. Naturalmente cometerá erros, mas exatamente nessas derrotas e nesses erros reside o melhor meio de aprender. Recomponha a partida e procure verificar em que ponto errou. Corrija-o e na próxima oportunidade não o repetirá. Não volte o lance. Nunca! perca a partida, mas não volte o lance. A regra PEÇA TOCADA = PEÇA JOGADA não foi criada contra vós, mas para vós. A volta de um lance  entrava a  firmeza das suas decisões e falseia o resultado da partida.
            Mantenha a esportividade em suas atitudes. Procure ganhar com elegância, sem replicar os comentários mesmo amargos do adversário ou o que é ainda mais importante: procure perder com humor não apresentando desculpas pela sua derrota. No jogo de damas não existem vitórias morais. Si você acaba de perder uma partida, procure tirar qualquer ensinamento do erro cometido, que é o primeiro passo para a desforra.
           Habitue-se a jogar tanto com as brancas como com as pretas. As peças vos servem com devoção, procure conduzi-las com habilidade. No jogo de damas a idéia triunfa sobre a matéria. As casas do tabuleiro são iguais em superfície mas muito desiguais em importância estratégica. As casas do centro são, salvo qualquer obstáculo eventual, as mais eficazes. Procure como primeiro objetivo estratégico dominá-las sempre que puder. A troca é um dos elementos mais importantes do jogo. Quem domina a técnica das trocas, tem vantagem em posição. Examine constantemente a força dos lances tranqüilos, partindo do princípio de que a ameaça é mais forte do que a sua execução.
         Reconheça os defeitos do seu temperamento. Uma estratégia brusca e intempestiva é sempre arriscada. Uma estratégia tranqüila é preferível. Aprecie o prazer de uma análise, a jóia de uma combinação, os resultados flagrantes da lógica, mas também os esplendores da imaginação que vos oferece uma partida de damas. Um último conselho, dos mais importantes: não desespere cedo demais. Existem no jogo de damas recursos extraordinários. Aprenda a dominá-los. Estude e pratique com perseverança e a vitória vos fará companhia na maioria das batalhas.


____________________________

* Transcrição da (extinta) revista Diagonal nº 4, p. 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário