terça-feira, 11 de setembro de 2012

PROBLEMAS



CORREÇÃO NA POSTAGEM PRECEDENTE
            Correção a ser feita na postagem de ontem, 10.09: substitua-se o diagrama do Problema 49) ─ a solução seria tecnicamente errada ─ pelo seguinte diagrama:
 
Problema 49
 Jogam as brancas e ganham
Agradecimentos,

José Bóia

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

DAMAS para crianças e adolescentes 16





7. A Forçada

                  processo. 1. Ato de proceder, de ir por diante: seguimento, curso, marcha.
       2. sucessão de estados ou de mudanças: O processo inflamatório está melhorando.
                                                                                                                    (Aurélio.)

7.1 A Forçada, o que é?
É o final de três Damas ─ com o domínio da grande diagonal a1─h8 (também chamada de carreirão)contra uma Dama.
7.1.1 E o Pé-de-Galinha?
A Forçada é um processo; e o Pé-de-Galinha (ver diagramas 1.3 e 2.1), a parte final desse processo.
7.2 Estrutura da Forçada
Acompanhe, atentamente, lance a lance, a estrutura da Forçada (ver diagramas 1 e 1.1 e 1.2 e 1.3) a fim de entender como funciona esse método.
7.3 Quantos lances são exigidos para a Forçada?
O lado maior tem de ganhar em 20 lances, no máximo, sob pena de empate*.
APÊNDICE  Um texto muito bacana de Alvacir Augusto Ferreira


1
 
1.1
 
1.2
 
 1.3
O Pé-de-Galinha
 
2
 
 2.1
O Pé-de-Galinha
 
 3
 
4
 
5
 
6
 
 
Estrutura da Forçada
            Ela começa adiante, no diagrama 1.
         Os diagramas 1.1 e 1.2 e 1.3 são desdobramentos desse mesmo diagrama 1.
 
DIAGRAMA 1

                                               1. d8-b6                       ...
         Com esse lance, as brancas já dominam a diagonal a7─g1.  E se preparam para tomar, à força, a diagonal b8─h2.
                                               1. ...                              b8-h2
                                               2. b6-a7                       ...
         Ver Diagrama 1.1.
                                               2. ...                              h2-g3
                                               3. f8-c5                        g3-b8
         A Dama solitária fica ainda na bidiagonal a7─b8─h2─g1, mas, no próximo lance, tem de bater em retirada.
                                               4. h8-a1                       ...
         As brancas se movimentam na grande diagonal a1─h8 a fim de ganhar um “tempo”.
                                               4. ...                              b8-f4
         Preparando a fuga para a tridiagonal.
                                               5. a7-b8                       f4-h6
         Abandona agora a bidiagonal e se refugia na tridiagonal a3─f8─h6─c1.
                                               6. b8-d6                       ...
         Ver Diagrama 1.2.
                                               6. ...                              h6-g5
         Se 6. ... h6-c1   7. a1-b2 c1xa3   8. d6-f8 X.
         Se 6. ... h6-d2   7. a1-f6; e quando 7. ... d2-a5   8. d6-f4 (o Pé-de-Galinha); ou quando 7. ... d2-e1   8. c5-e3 (o Pé-de-Galinha, como se vê no Diagrama 2.1).
                                               7. a1-c3                       ...
         E a Dama, agora, é expulsa da tridiagonal e vai para seu último refúgio, isto é, o grande retângulo a5─d8─h4─e1.
                                               7. ...                              g5-d8
         Se 7. ... g5-h4   8. d6-f4 e é formado o Pé-de-Galinha.
                                               8. c5-e3                       ...
         Eis o Pé-de-Galinha. Ver Diagrama 1.3.
                                               8. ...                              d8-h4
         Se 8. ... d8-a5   9. c3-e1 a5-d8   10. e3-g5 d8xh4  11. d6-g3 X.      
                                               9. c3-e1                       h4-f6
                                             10. e3-g5                       f6xh4
                                             11. d6-g3                       h4xf2
                                             12. e1xg3                      X. 

DIAGRAMA 2

                                               1. b2-a1                       a3-c5
                                               2. h4-g3                       c5-a7
                                               3. g3-h2                       a7-c5
                                               4. c1-f4                        c5-g1
                                               5. a1-h8                       ...
         Aqui, as brancas ganham também um tempo, como já ocorreu no Diagrama 1, lance nº 4.
                                               5. ...                              g1-c5
                                               6. h2-g1                       c5-a3
                                               7. g1-e3                       a3-b4
                                               8. h8-f6                        b4-e1
         Se 8. ... b4-a5   9. e3-c5 e formado está o Pé-de-Galinha.
                                               9. f4-d6                        e1-a5
         Se 9. ... e1-h4   10. f6-d8 h4-e1   11. d6-b4 X.
                                             10. f6-d8                        a5-c3
                                             11. d6-b4                       c3xa5
                                             12. e3-b6                       a5xc7
                                             13. d8xb6                      X. 

DIAGRAMA 3

                                               1. g5-f4                        f8-a3
         Se 1. ... f8-b4   2. h6-g7 b4-a3   3. g1-e3 a3-b4   4. g7-f6 b4-e1   5. f4-d6 X.
                                               2. h6-g7                       a3-e7
         Se 2. ... a3-b4   3. g1-e3 b4-e7   4. g7-c3 e7-h4   5. e3-c5 X.
         Se 2. ... a3-c1   3. g7-h6 X.
         Se 2. ... a3-f8   3. g1-e3 f8xh6   4. e3-c1 X.
                                               3. g1-e3                       e7-b4
                                               4. g7-f6                        b4-a5
                                               5. e3-c5                       X.

DIAGRAMA 4

                                               1. e1-c3                       h2-b8
                                               2. g5-e3                       b8-h2
                  Se 2. ... b8-a7   3. h4-f2 a7-b8   4. f2-g1 b8-d6  (se 4. ... b8-h2   5. c3-a5 h2-e5   6. a5-c7 e5xb8   7. g1-h2 X)  5. g1-h2 d6-a3   6. h2-f4 a3-e7   7. c3-a1 (ganho de um tempo) e7-b4   8. a1-f6 b4-a5  (se 8. ... b4-e1  9. f4-d6 X)  9. e3-c5 X. 
                                               3. h4-f2                        h2-b8
         Se 3. ... h2-g1   4. c3-e5 g1-h2   5. e5-b8 h2-g1   6. b8-h2 X.
                                               4. f2-g1                        b8-d6
         Se 4. ... b8-h2   5. c3-a5 h2-e5   6. a5-c7 e5xb8   7. g1-h2 X.
                                               5. g1-h2                       d6-a3
         Se 5. ... d6-f8    6. h2-f4 f8-e7 (e você, agora, precisa ganhar um tempo)  7. c3-a1 e7-b4   8. a1-f6 X.
                                               6. h2-f4                        a3-e7
                                               7. c3-a1                       e7-b4
                                               8. a1-f6                        b4-a5
         Se 8. ... b4-e1   9. f4-d6 X.
                                               9. e3-c5
e, com mais 4 lances, a Dama será capturada. 

DIAGRAMA 5

                                               1. b2-d4                       b8-c7
                                               2. d4-g1                       c7-b8
                                               3. c1-e3                       b8-h2
                                               4. a1-h8                       h2-d6
                                               5. g1-h2                       d6-f8
                                               6. h2-f4                        f8-b4
                                               7. h8-f6                        b4-e1
                                               8. f4-d6                        X. 

DIAGRAMA 6
                                               1. c3-d4                       e1-g3
         Se 1. ... e1-h4   2. f6-e5 h4-e7  (se 2. ... h4-g5   3. b2-a1 g5-d2   4. e5-d6 d2-c1   5. d4-c5 c1-g5   6. a1-c3 g5-d8   7. c5-e3 X)   3. b2-a1 e7-b4   4. d4-e3 b4-a3   5. e5-f4 a3-b4   6. a1-f6 b4-a5   (se 6. ... b4-e1   7. f4-d6 X)   7. e3-c5 X.
                                               2. d4-g1                       g3-h2
                                               3. b2-d4                       h2-f4
                                               4. d4-c5                       f4-c1
                                               5. g1-h2                       c1-h6
         Se 5. ... c1-a3   6. f6-e5 X. 
                                               6. h2-d6                       h6-d2
                                                  7. f6-h8                        d2-g5
                                               8. h8-c3                       g5-h4
                                               9. d6-f4                        X.
                                                                                                                                                                 
________________________________
*Empate: Após 20 lances sucessivos de damas de cada jogador, sem
captura ou deslocamento de pedra, a partida é declarada empatada.
Fonte: http://www.codexdamas.com.br/regras_oficiais.html

  

APÊNDICE
Um texto muito bacana
de Alvacir Augusto Ferreira*

 
            Nosso grande sonho é ver o chamado “esporte da inteligência” conhecido e praticado por todos os cidadãos brasileiros.
            Sabemos que é um sonho grandioso ─ mas temos a certeza de que o realizaremos um dia...
            Como o futuro de um país está na educação de suas crianças, nossa primeira meta é começar a divulgar o Jogo de Damas nas escolas.
            Em cada escola, nos locais de recreio, inúmeros tabuleiros pintados sobre as mesas ou no próprio chão, onde as crianças se divertiriam, despertando e aprimorando suas potencialidades, através do Jogo de Damas.
            E extrapolando os muros escolares, o “esporte mental por excelência” chegará às comunidades, levando a todos que o praticarem, a melhoria da percepção, o desenvolvimento da inteligência, do trabalho mental de raciocínio, a socialização, o respeito ao companheiro, auxiliando o ser humano a se sobrepujar, tornando-se completo. 


____________________
* Ver Apresentação de “Aprendendo o Jogo de Damas”. 1993.
Nota do Autor ─ O meu amigo Alvacir Ferreira, de Campinas ─ SP, foi presidente da Federação Paulista do Jogo de Damas, durante 9 anos (FEV.90 a FEV.99). Ele deve amar de paixão o Jogo de Damas, assim que nem eu, desde criança...

PROBLEMAS



                                               Problemas

                                                           SOLUÇÕES DOS PROBLEMAS ANTERIORES
 
                                               Problema 47 

                                               1. e3-f4                                  h2xe5
                                                           2. a7-b8                                b2xd4
                                                           3. a1-b2                                e5-h2
            Se 3. ... e5-h8   4. b8xc3 X.
            Se 3. ... d4-e3   4. b2xf6   d6-c5   5. b8-a7 c5-d4   6. f6xc3 X.
                                                           4. b2xc7                               h2-g1
                                                           5. b8-a7                                g1-h2
                                                           6. c7-b8                                h2-g1
                                                           7. b8-h2                                X.
Tema: Kukuiev

                                               Problema 48

                                                            1. b6-d8                               h8xf6
            Se 1. ... g1xb6, ver Variante 1.
                                                           2. d8xa5                               g1xb6
                                                           3. a5xf4                                 X.

                                                           VARIANTE 1

                                                           1. ...                                       g1xb6
                                                           2. d8xh4                               h8xf6
                                                           3. h4xd8                               e5-f4
            Se 3. ... e5-d4   4. d8-g5 a7-b6   5. a3-b4 b6-a5   6. b4-c5 X.
                                                           4. d8-h4                                f4-e3
            Se 4. ... a7-b6   5. h4-f2 b6-a5   6. f2-d4 f4-g3   7. d4-e3 g3-h2   8. e3-g1 X.
                                                           5. h4-e1                                a7-b6
                                                           6. a3-b4                                b6-a5
                                                           7. e1-c3                                 e3-f2
                                                           8. c3-a1                                 X. 

Temas: Espelho e Mate a Descoberto
 
                   
 Problema 49
Jogam as brancas e ganham
            

Problema 50
Jogam as brancas e ganham
 
As soluções desses problemas, veja na próxima postagem