DAMAS para crianças e adolescentes ─ 1
ANEXO
Notação do tabuleiro
Observe, antes de tudo, que o tabuleiro se divide em:
a) colunas (linhas verticais), de a até h;
b) travessas (linhas horizontais), de 1 até 8.
A Notação do tabuleiro é, pois, alfanumérica, isto é, cada casa é assinalada pela combinação de uma letra com um algarismo.
Exemplo 1º – A coluna c combinada com a travessa 3 registra-se assim: c3.
Exemplo 2º – A coluna f combinada com a travessa 8 registra-se assim: f8.
1. A oposição ─ Novo método de cálculo * (continua)
ANEXO: Notação do tabuleiro
Apresento este novo método de cálculo para, em finais, remates, meios de jogo, de partidas, saber-se quem GANHA e quem PERDE, quando uma quantidade “x” de pedras se defrontar com outra quantidade “x” de pedras. Trata-se de uma simples operação de aritmética. |
TABELA 1 • Uma pedra contra uma pedra
Pedras | Soma dos Números | ÍMPAR GANHA quem tiver o lance? | PAR PERDE quem tiver o lance? | Observação |
branca c1 preta b4 | 5 | SIM | _ | Idem com a preta em b6 ou b8 |
branca c1 preta c3 | 4 | _ | SIM | Idem com a preta em c5 ou c7 |
branca d2 preta d4 | 6 | _ | SIM | Idem com a preta em d6 ou d8 |
1 | 2 | 3 |
1. c1-b2 b4-a3 2. b2-c3 e as brancas GANHAM. | 1. c1-b2 ou d2 e as brancas PERDEM. | 1. d2-c3 ou e3 e as brancas PERDEM. |
* Obra consultada: a (extinta) Revista "Diagonal".
TABELA 2 • Duas pedras contra duas pedras
Pedras | Soma dos Números | ÍMPAR Ganha quem tiver o lance? | PAR PERDE quem tiver o lance? | Observação |
brancas c1 g3 pretas b4 g5 | 13 | SIM | _ | Idem com a preta em g7 |
brancas c1 f2 pretas b4 h4 | 11 | SIM | _ | Idem com a preta em h6 ou h8 |
brancas b2 h2 pretas b4 h6 | 14 | _ | SIM | Idem com a preta em h8 |
4 | 5 | 6 |
1. c1-b2 b4-a3 2. b2-c3 g5-h4 3. g3-f4 e as brancas GANHAM | 1. c1-b2 e as brancas GANHAM. | 1. h2-g3 h6-g5 2. g3-h4 g5-f4 3. b2-a3 b4-c3 e as brancas PERDEM. |
TABELA 3 • Troca SIMPLES de pedras = INVERSÃO
Quando há troca SIMPLES de pedras, ocorre a INVERSÃO.
Pedras | Soma dos Números | ÍMPAR GANHA quem tiver o lance? | PAR PERDE quem tiver o lance? | Observação |
brancas c3 e1 g1 pretas a3 h4 h8 | 20 | SIM | _ | 20 é PAR e as brancas deveriam perder; mas ganham porque a troca simples = INVERSÃO |
7
1. e1-f2 h8-g7
2. f2-g3 h4xf2
3. g1xe3 g7-f6
4. e3-f4
e as brancas GANHAM.
TABELA 4 • Troca MÚLTIPLA de pedras = INVERSÃO
A INVERSÃO ocorre, também, quando: a) duas pedras são trocadas por duas pedras; b) três pedras por três pedras, etc.
Pedras | Soma dos Números | ÍMPAR GANHA quem tiver o lance? | PAR PERDE quem tiver o lance? | Observação |
brancas a5 b4 d4 f4 pretas d6 f6 f8 h6 | 43 | _ | SIM | 43 é ÍMPAR e as brancas deveriam ganhar; mas perdem porque a troca múltipla = INVERSÃO |
8
1. d4-e5 f6xd4
2. b4-c5 ...
2. f4-g5 h6xf4 3. b4-c5 d6xb4 (Aqui, três contra três) 4. a5xg3 f8-e7 5. g3-f4 e7-f6
e as brancas PERDEM.
2. ... d6xb4
3. a5xe5 f8-e7
e as brancas PERDEM.
TABELA 5 • Troca DUPLA num lance ÚNICO não produz INVERSÃO
Se a troca de duas pedras por duas pedras for num lance ÚNICO, não há INVERSÃO.
Pedras | Soma dos Números | ÍMPAR GANHA quem tiver o lance? | PAR PERDE quem tiver o lance? | Observação |
brancas f4 g1 g3 h2 pretas a5 d2 f6 h8 | 31 | SIM | _ | Nesse caso, não há INVERSÃO. |
9
1. f4-g5 f6xf2
Duas pedras, num só lance.
2. g1xc1 ...
Duas pedras, num só lance.
2. ... h8-g7
Se 2. ... a5-b4, ver Variante 1.
3. h2-g3 g7-f6
4. g3-f4 a5-b4
5. c1-b2 b4-a3
6. b2-c3
e, nessa circunstância, não há INVERSÃO: as brancas GANHAM.
VARIANTE 1
2. ... a5-b4
3. c1-b2 h8-g7
4. h2-g3 g7-f6
5. g3-f4 b4-a3
6. b2-c3
e as brancas GANHAM.
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